Pedro Nicoloso e Camila Macedo vencem a primeira etapa do Brasileiro de Boulder

Foi uma bela abertura do calendário de competições. Mais de 130 atletas se reuniram na Casa de Pedra Moema para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder e garantiram um belo espetáculo para quem passou pelo local para acompanhar as disputas. A competição teve início pela manhã com as qualificatórias do Pro, seguiu pela tarde com o Festival Amador e terminou à noite com a esperada Final do Pro, que premiou Pedro Nicoloso de Santa Maria no RS, e Camila Macedo de Curitiba no PR, como os primeiros lugares dessa etapa.

Categoria Pro

Camila Macedo no boulder 1 da final feminina (Foto: Carol Coelho/ABEE)

A categoria Pro teve adesão recorde. Foram mais de 30 atletas no masculino e 17 atletas no feminino, mas apenas 6 de cada passavam para a próxima fase. Ao fim das qualificatórias garantiram vaga na final os atletas Pedro Nicoloso, Jean Ouriques, Felipe Ho, Eduardo Geovane, André Maeoka e Pedro Avelar, entre os homens, e Thais Makino, Anna Shaw, Luana Riscado, Camila Macedo, Patrícia Antunes e Ana Luisa Shiraiwa.

Na final feminina Camila Macedo saiu na frente logo no primeiro boulder, com um top na segunda tentativa, sendo a única a encadenar esse boulder, mas todas conseguiram o bônus. No segundo, Camila conseguiu o top flash, mas foi acompanhada de Thais Makino, Luana Riscado e Patrícia Antunes.  O boulder 3 foi encadenado por todas as atletas, com apenas Patrícia Antunes não conseguindo o top flash.

No último boulder Ana Luisa Shiraiwa conseguiu o top e continuou na briga por um lugar no podium. Camila conseguiu mais um top e assegurou a vitória sem necessidade de esperar resultado. Thais Makino e Luana Riscado também conseguiram o top no último boulder e ficaram em segundo e terceiro lugar, separadas apenas pelas tentativas para as agarras bônus.

Pedro Nicoloso no boulder 4 da final masculina (Foto: Carol Coelho/ABEE)

Na final masculina a disputa foi até o último boulder. No boulder 1 nenhum atleta conseguiu top, o oposto do boulder 2 com tops para todos menos Pedro Avelar. No boulder 3, apenas Pedro Nicoloso e Jean Ouriques conseguiram o top, já garantindo um lugar no podium. No último boulder Felipe Ho conseguiu um top flash e voltou a ter chances de vitória caso Nicoloso não conseguisse a agarra bônus.

Apesar de não conseguir o top no boulder 4, por uma questão de segundos, Nicoloso conseguiu o bônus flash ficando empatado com Felipe Ho em todos os quesitos. No final, a melhor colocação de Nicoloso na fase qualificatória lhe garantiu a vitória na etapa, com Felipe Ho em segundo e Jean Ouriques em terceiro por apenas uma agarra bônus a menos.

Categoria Amador

O festival Amador teve atletas de vários níveis e idades, contando com a categoria 45+, para acima de 45 anos. O atleta Ney Gonçalves de Brasília ficou em primeiro no 45+ masculino, somando 4.021 pontos, e Marina Sun Young Lee ficou em primeiro no 45+ feminino com um total de 1246 pontos.

No Masculino Amador quem levou a melhor foi o atleta do juvenil Samuel Carlos, o Samuca, de São Bento do Sapucaí, somando 4953 pontos, com outro atleta do juvenil, Lucca Macedo de Curitiba em segundo, somando 4828 pontos, e Matthew Kligerman em terceiro com um total de 4780 pontos.

No feminino a atleta María Cecília Cruz ficou em primeiro lugar, somando 2883 pontos, com a jovem Mariana Hanggi, de apenas 11 anos aparecendo em segundo com 2789 pontos, à frente de Bibiana Bitencourt que ficou em terceiro com um total de 2653 pontos.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder acontece no dia 26 de maio no ginásio Rokaz em Belo Horizonte, Minas Gerais. Confira abaixo o resultado completo de todas as categorias e o vídeo replay da Final do Pro.

Resultados


Pro Masculino


Pro Feminino



Amador Masculino


Amador Feminino


Amador Masculino 45+


Amador Feminino 45+


Paraclimbing


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *