Anderson Gouveia, Team Manager da Seleção Brasileira

Todo grande time precisa de alguém que tenha uma visão do todo e consiga definir as estratégias para se chegar ao objetivo. Esse alguém é o Team Manager, função que vai ser desempenhada junto à ABEE por Anderson Gouveia, que tem mais de 15 anos dedicados à Escalada de Competição, tanto competindo como preparando atletas.

Nesse post vamos conhecer um pouco mais sobre a função de Team Manager e sobre o Anderson Gouveia, nosso Team Manager da Seleção Brasileira de Escalada!

O que faz um Team Manager?

Como a tradução literal do inglês indica, o Team Manager gerencia todos os aspectos relacionados ao time, desde a seleção dos atletas até toda a parte logística durante as competições.

O trabalho do Team Manager começa antes mesmo das competições, selecionando o time a partir de critérios claros de desempenho e mantendo um registro atualizado de todos os atletas que compõem o time, para saber exatamente quando e quais atletas podem ser utilizados em competições.

Na parte de preparação, é função do Team Manager, juntamente com o restante da comissão técnica, de realizar avaliações periódicas do time, identificando a partir daí as deficiências de cada atleta, e que servirão para estipular metas de desempenho que os atletas vão trabalhar para alcançar junto aos seus respectivos treinadores.

Já durante as competições o Team Manager é o responsável por coordenar toda a parte logística nos dias do evento. É ele quem garante que todos os atletas estarão devidamente inscritos e é ele quem recebe todas as informações relevantes da organização, como horários de entrada de cada competidor, mudanças importantes nas regras, etc, e repassa para os atletas. É ele também quem se responsabiliza por selecionar a hospedagem e providenciar traslado e alimentação dos atletas da forma mais cômoda possível para todo o time.

Tudo isso é feito com o objetivo de que a única preocupação dos atletas seja apenas competir no seu máximo desempenho!

E não haveria pessoa mais preparada para desempenhar todo esse trabalho do que Anderson Gouveia!

Sobre Anderson Gouveia

Anderson Gouveia é de Curitiba no Paraná, e é escalador há mais de 20 anos. Desses, mais de 15 foram dedicados à Escalada de Competição.

Anderson começou a competir aos 16 anos, em eventos regionais. Foi 7 vezes campeão paranaense e por 3 vezes ficou com o vice campeonato brasileiro. Das competições nacionais Anderson passou para as disputas fora do país.

Por 10 anos ele fez parte do time que representou o Brasil nas competições internacionais. Disputou etapas da Copa do Mundo, Panamericano, Sul Americano, Top 30 Espanha, entre outros. Entre os seus melhores resultados internacionais estão o quinto lugar no Panamericano e a 29ª colocação na Copa do Mundo em Valence na França, além de ter figurado por duas vezes entre os 100 melhores do Ranking Mundial.

Após atuar como atleta, Anderson continuou envolvido nas competições de outras formas.

Ele foi o primeiro brasileiro a ser um route setter certificado pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), durante o Mundial na Austrália, onde atuou ao lado de Jacky Godoffe, um dos mais renomados nomes dessa função no mundo.

Mas foi mesmo cuidando dos atletas que Anderson encontrou seu modo de continuar contribuindo com a Escalada de Competição.

Ele foi o idealizador e Team Manager da primeira seleção brasileira juvenil, que disputou dois mundiais, na França e na Escócia. Essa foi a primeira vez que o Brasil competiu com um time completo e com todo o suporte de educadores físicos, médicos, psicólogos.

Ainda como Team Manager Anderson esteve presente em três edições do Petzen Climbing Trophy na Áustria, um evento juvenil que faz parte do calendário oficial IFSC, do Europeu Juvenil e de um Panamericano, entre outros eventos.

Toda essa bagagem, somada ao seu comprometimento e dedicação pela Escalada de Competiçao garantiu a sua escolha como o Team Manager da ABEE, que vai cuidar, daqui para a frente, de nossos atletas durante as importantes competições internacionais que estão por vir.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *